Licores
1 | 2 | 3

O termo licor vem do latim liquifacere ("liquefazer"). É uma bebida alcoólica aromatizada com frutas, ervas, nozes, especiarias, raízes, flores, cascas de árvores ou cremes. O licor tem um teor alcoólico que varia entre 15 e 55% e costuma ser bem doce; pode ser acompanhado por gelo, café ou misturado com outras bebidas para a preparação de drinks. É comumente servido em conjunto ou após uma sobremesa.
Dopio Cedro
É um licor italiano sabor limão.
Elixir D'Anvers
É um licor belga criado em 1863, feito à base de ervas e sementes. Tem um sabor amargo-doce e apresenta-se em cor amarelo-dourado. Sua graduação alcoólica é de 34,5º GL.
Elixir da China
É um licor italiano produzido à base de anis e quinino. É bastante doce e apresenta-se incolor.
Ensian Calisay
Licor espanhol produzido na região da Catalunha. Obtém-se a partir de uma complexa mistura de ervas e quinino e é envelhecido em cascos de Canadian Whisky.
Normalmente designa-se apenas por Calisay. Sua graduação alcoólica é de 32º GL.
Enzian Liqueur
É um licor da Bavária. Produz-se a partir de plantas de Genciana dos Alpes.
É considerado um licor estomacal, sendo usado frequentemente para cura de dores abdominais.
Este licor produz-se também na Suíça sob a mesma designação e na França com o nome de Suze.
Escarchado /Anis
É um licor feito à base de anis e apresentado numa garrafa que contém um ramo de anis no interior.
Este licor é muito doce, e o açúcar cristalizado aparece no ramo do anis dando-lhe aspecto de uma árvore de cristal.
Filtar
É um licor produzido na ilha de Chipre.
Pertence ao tipo Curaçau e apresenta-se normalmente numa garrafa de pedra, tipo jarro.
Fior D'Alpi
Licor produzido nos Alpes italianos a partir de ervas e plantas daquela região. Apresenta-se numa garrafa alta, contendo no seu interior um ramo onde o açúcar se cristaliza, assemelhando-se a um ramo de uma árvore de Natal.
Forbidden Fruit
É um licor norte-americano produzido à base de Whisky, a que são adicionados extratos de toranja, casca de laranja e mel.
Este é um dos mais famosos licores nos Estados Unidos e sua graduação alcoólica é de 32º GL.
Fraises des Bois
Licor francês bastante doce, produzido a partir de morangos selvagens. A sua graduação alcoólica é de 30º GL.
Framboise Sauvage
Licor francês produzido a partir de framboesas selvagens. Apresenta-se numa cor rosada. Sua graduação alcoólica é de 30º GL.
(Creme de) Framboise
Licor francês produzido a partir de framboesas. A sua graduação alcoólica é de 30º GL. (Não confundir este licor com a aguardente Framboise).
Frangelico
Licor italiano produzido à base de avelãs. Graduação Alcoólica 24º GL.
Particularidade: apresenta-se em garrafa em forma de um frade.
Freesomint
É um licor francês que pertence à classe dos "Creme de Menthe". Apresenta-se com cor verde e, como o nome indica, produz-se a partir de hortelã-pimenta. A sua graduação alcoólica é de 27º GL.
Galliano
É um licor italiano obtido a partir de plantas dos Alpes.
Pertence ao grupo dos licores de fórmula secreta, pois apenas se sabe que entram na sua composição mais de trinta plantas diferentes, raízes, bagas e pétalas de flores para aromatizar.
O nome deste licor foi-lhe dado no ano de 1896, em homenagem a um oficial italiano, Major Galliano, que ficou sitiado num forte durante 44 dias. Sua graduação alcoólica é de 35º GL.
Gaetano
É um licor americano produzido pela destilaria Jim Beam, obtido a partir de Whiskey e natas.
Galweiss
É um licor irlandês obtido a partir de Whiskey irlandês, plantas, mel e café.
Glayva
É um licor escocês produzido a partir de Whisky, aromatizado com plantas e mel. Sua graduação alcoólica é de 35º GL.
Glen Mist
É um licor irlandês produzido a partir de Whiskey irlandês, mel, plantas e especiarias. O seu sabor é mais seco do que os licores similares produzidos na Escócia, o que lhe dá uma característica especial. É colocado em barris para "amaciar" durante alguns meses antes de ser comercializado.
Goldwasser
É um licor alemão produzido em Danzing desde 1599.
O nome da cidade onde foi produzido serve para identificá-lo, por isso pode-se ler nos rótulos "Danzing Gold Wasser". Atualmente produz-se em Berlim. Obtém-se a partir de anis e cominho. Apresenta-se incolor e com pequenas partículas douradas que flutuam na garrafa. A sua graduação alcoólica é de 40º GL.
Grand Marnier
É um licor francês conhecido mundialmente e obtido a partir de laranjas amargas do Haiti, de Cognac e de aguardente vínica.
Sua produção começou no ano de 1880 pela família de Louis Alexandre Marnier-Lapostolle, que conseguiu uma boa combinação entre laranjas do Haiti e Cognac.
Hoje, o Grand Marnier, embora fabricado com outro tipo de laranja e segundo métodos mais avançados, continua a ter um nome respeitado em todo o mundo.
O Grand Marnier apresenta-se em duas versões:
Cordon Rouge: obtido a partir de Cognac, apresenta-se numa cor laranja-escura e é colocado em cascos pelo menos dezoito meses antes da sua comercialização. Graduação alcoólica: 38,5º GL.
Cordon Jaune: incolor, obtido de aguardente vínica, muito semelhante a um tríple-sec. O Grand Marnier pertence à família dos Curaçau, apesar de ser muito diferente dos mesmos.
Veja mais:
Páginas 1 | 2 | 3
|