Molhos

Falar dos molhos e focar nas variações e combinações entre molhos-base e pequenos molhos, que criam uma infinidade de tipos e nomes, impossibilitando a publicação de todos..

Molhos "Mole" Chimichurri Molho agridoce
Molho Romesco Coulis Molho de maçã
Molho de soja Molho à bolonhesa Molho Américaine
Molho de ameixa Molho Avgolemono Molho Aioli
Molho Espagnole Molho béarnaise Molho Barbecue
Nam pla Molho branco Mayonnaise
Char Siu Molho de menta Molho all'arrabbiata
Molho Chasseur Molho de pão Molho napolitano
Molho Alfredo Molho de peixe Molho all'amatriciana
Molho verde (salsa verde) Molho de tomate Molho béchamel
Refogado (ragù) Molho Francesinha Café de Paris
Molho Bordelaise Molho vierge Molho de amendoim
Molho tártaro Molho vinagrete Skhug (zhug)
Molho ravigote Mujdei Molho gribiche
Molho pesto Pico-de-gallo Molho de ostra
Beurre blanc Remoulade Molho Velouté
Molho Hollandaise Sriracha Tzatziki


Molhos "Mole"

"Mole" é um nome genérico dado tanto a uma variedade de molhos quanto de pratos que levam tais molhos na cozinha mexicana. São molhos densos, homogêneos e com sabor complexo; levam muitos ingredientes. Costumam ser servidom com frango, mas caem bem com qualquer carne. São popularmente consumidos em ocasiões especiais.
Variações: Mole amarillo, mole de cacahuate, mole chichilo, mole coloradito, mole mancha manteles, mole negro, mole poblano, mole rojo e mole verde.


Chimichurri

O chimichurri é um molho verde, também usado em marinadas, para carne grelhada. É originário da Argentina e do Uruguai. A origem de seu nome é controversa: pode tanto homenagear Jimmy McCurry, irlandês relacionado à independência argentina que teria feito o molho, quanto outras histórias que envolvem a adaptação de palavras de origem inglesa pelos povos locais. O Chimichurri é feito à base de salsa, alho picado, azeite ou óleo, vinagre e pimenta. Temperos adicionais também podem ser adicionados.


Pão de queijo

É uma receita típica de países da América do Sul, como Brasil, Bolívia, Paraguai e o norte da Argentina. Na Rússia, também há uma receita similar à brasileira. O pão de queijo é produzido basicamente a partir de mandioca, polvilho, gordura (contribui para a textura) e ovo (contribui para a cor e o sabor). Os tipos de queijo podem variar; os mais comuns são parmesão, mussarela/muçarela e queijo minas.


Pão de fôrma

É um pão cuja massa é posta numa fôrma antes de ser levada ao forno. Leva açúcar em sua receita, o que o torna mais doce que a maioria dos pães franceses. O pão de fôrma costuma ser usado em sanduíches ou assado para a confecção de torradas.


Pão Ázimo, matzo ou matzá

É um tipo de pão assado, feito apenas a partir de farinha (geralmente de trigo) e água. Não leva fermento. Para que a massa não fermente, seu tempo de preparo não deve passar de 18 minutos. De acordo com a tradição judaico-cristã, pão ázimo foi feito pelos israelitas antes da fuga do Antigo Egito, pois não houve tempo para esperar a massa fermentar. Na festa do Pessach (Páscoa Judaica), o pão ázimo é comida obrigatória.


Pão de Mel

É um doce originário da Europa, feito a partir de mel, farinha de trigo, manteiga, chocolate, especiarias e ovos. Costumam ser banhados em chocolate, o que os faz adquirir uma casca que ajuda a preservar seu sabor e umidade.


Pão Francês

Sua receita surgiu no início do século XX, partindo da iniciativa de turistas brasileiros que experimentavam um pão muito popular em Paris, com miolo branco e casca dourada. Quando voltavam de viagem, os turistas brasileiros "encomendavam" a receita a seus cozinheiros que, por tentativa e erro, foram as poucos criando o pão francês brasileiro que conhecemos hoje. Curiosidade: o pão francês também é conhecido como cacetinho (em Portugal) e pão de sal.


Panettone

É um alimento de origem milanesa (norte da Itália). A origem de seu nome possui origens controversas, envolvendo diversas lendas; uma das mais conhecidas diz que o panettone foi criado pela corte dos Sforzas: era natal e os cozinheiros da corte não tinham nenhuma sobremesa para oferecer. Foi dada aos convidados uma espécie de pão doce, produzida por um jovem cozinheiro, Toni: era o "Pan de Toni".


Pão Italiano

É um pão similar ao francês, tanto em questão de textura quanto de aparência. Porém, há uma importante diferença: na massa do pão italiano, é adicionado iogurte, o que torna sua casca mais dura.


Pão sírio / Pita

Foi trazido ao Brasil por imigrantes sírio-libaneses no início do século XX. É muito utilizado no Oriente Médio para a alimentação com as mãos, para levar os alimentos à boca ou em saduíches. É um pão de trigo e que também leva leveduras, assado no forno por poucos segundos e em calor de cerca de 400°C.


Focaccia

A Focaccia é um pão tradicional italiano achatado e assado, usualmente temperado e coberto com ervas, azeite de oliva, cebola, queijo carne ou vegetais. Assemelha-se à pizza, mas não é considerada a mesma coisa. Acredita-se que a focaccia tenha originado-se na Grécia Antiga, sendo mais tarde incorporada pelos romanos. Atualmente é considerada uma iguaria da cozinha liguriana (região da Itália).

transp
© 2009 - Culinária Mundial. Todos os direitos reservados.
Envie sua receita! | Anuncie no Culinária Mundial | Utilização do Conteúdo | Este site é melhor visualizado com o Firefox